Entidade Promotora
AEP - Associação Empresarial de Portugal, em parceria com a PPA – Parceria Portuguesa para a Água
AEP - Associação Empresarial de Portugal, em parceria com a PPA – Parceria Portuguesa para a Água
Projeto
ÁguaGlobal – Internacionalização do Setor Português da Água
Janeiro 2014
«A necessidade de internacionalização da economia portuguesa é hoje porventura o fator de maior consenso na sociedade portuguesa. De facto, num momento em que o mercado doméstico se encontra estagnado e a economia apresenta sinais muito ténues de recuperação, todos apontam o aumento da capacidade exportadora e uma maior participação nos mercados internacionais como o motor para o arranque da economia nacional.
Neste contexto, a AEP – Associação Empresarial de Portugal, em parceria com a PPA – Parceria Portuguesa para a Água, propôs-se a implementar o projeto “ÁguaGlobal – Internacionalização do Setor Português da Água”, visando desenvolver uma estratégia coletiva para a internacionalização das empresas portuguesas com atividade económica no setor da água, projetando o know-how português, ajudando a identificar oportunidades de negócios e contribuindo para a criação do que podemos chamar marca “Portugal” no domínio da água.
O Setor Português da Água adquiriu já um considerável grau de maturidade, fruto de mais de duas décadas de experiência, podendo proporcionar uma base de reflexão para outros países. Esta experiência adquirida e consolidada, naquilo a que se designa o “modelo português da água”, deve ser divulgada de forma continuada, coerente e persistente, no sentido de afirmar a marca “Portugal” nas relações internacionais.
Paralelamente, as análises da evolução do setor da água no mundo e das suas tendências futuras, realizadas recentemente pelas mais reputadas instituições e consultoras internacionais do setor, refletem um alargado consenso sobre o elevado potencial que o setor da água tem a nível internacional, identificando áreas de intervenção prioritárias como o planeamento e gestão de recursos hídricos, serviços de abastecimento de água e saneamento, empreendimentos hidráulicos e gestão, ordenamento e proteção de zonas costeiras.
Com o crescente investimento a nível mundial em infraestruturas básicas, nomeadamente nos mercados identificados como prioritários no projeto “ÁguaGlobal – Internacionalização do Setor Português da Água”, abre-se uma janela de oportunidade para que empresas nacionais do setor da água potencializem as suas competências e iniciem processos de internacionalização, alargando os seus mercados de influência e diminuindo o risco de atividade.
No entanto, para que as empresas beneficiem das oportunidades existentes nos mercados, é necessário que os conheçam, tornando-se fundamental o acesso a informação relevante, detalhada, credível e atualizada. Nesse sentido, com vista a reduzir o gap de conhecimento das empresas portuguesas e habilitá-las com ferramentas essenciais à abordagem dos mercados, no âmbito do projeto “ÁguaGlobal – Internacionalização do Setor Português da Água”, foram elaborados oito estudos de mercados-alvo, compreendendo os mercados de Angola, Moçambique, Brasil, Argélia, Marrocos, Sérvia, Croácia e Polónia.
A presente publicação, intitulada “Cluster da Água Angola: Uma Estratégia Coletiva – Manual de Boas Práticas”, aborda a realidade económica, administrativa, legal e cultural do mercado angolano, para além, naturalmente, das especificidades do setor da água e almeja constituir-se uma ferramenta que servirá de instrumento facilitador às empresas do Setor Português da Água que procuram internacionalizar-se em Angola.
A AEP – Associação Empresarial de Portugal está convicta que com esta iniciativa deu um precioso e incontornável contributo para o aumento dos casos de sucesso de internacionalização de empresas do Setor Português da Água no mercado angolano.»
http://www.ppa.pt/wp-content/uploads/2014/03/Cluster-da-Agua-Angola.pdf
Janeiro 2014
«A necessidade de internacionalização da economia portuguesa é hoje porventura o fator de maior consenso na sociedade portuguesa. De facto, num momento em que o mercado doméstico se encontra estagnado e a economia apresenta sinais muito ténues de recuperação, todos apontam o aumento da capacidade exportadora e uma maior participação nos mercados internacionais como o motor para o arranque da economia nacional.
Neste contexto, a AEP – Associação Empresarial de Portugal, em parceria com a PPA – Parceria Portuguesa para a Água, propôs-se a implementar o projeto “ÁguaGlobal – Internacionalização do Setor Português da Água”, visando desenvolver uma estratégia coletiva para a internacionalização das empresas portuguesas com atividade económica no setor da água, projetando o know-how português, ajudando a identificar oportunidades de negócios e contribuindo para a criação do que podemos chamar marca “Portugal” no domínio da água.
O Setor Português da Água adquiriu já um considerável grau de maturidade, fruto de mais de duas décadas de experiência, podendo proporcionar uma base de reflexão para outros países. Esta experiência adquirida e consolidada, naquilo a que se designa o “modelo português da água”, deve ser divulgada de forma continuada, coerente e persistente, no sentido de afirmar a marca “Portugal” nas relações internacionais.
Paralelamente, as análises da evolução do setor da água no mundo e das suas tendências futuras, realizadas recentemente pelas mais reputadas instituições e consultoras internacionais do setor, refletem um alargado consenso sobre o elevado potencial que o setor da água tem a nível internacional, identificando áreas de intervenção prioritárias como o planeamento e gestão de recursos hídricos, serviços de abastecimento de água e saneamento, empreendimentos hidráulicos e gestão, ordenamento e proteção de zonas costeiras.
Com o crescente investimento a nível mundial em infraestruturas básicas, nomeadamente nos mercados identificados como prioritários no projeto “ÁguaGlobal – Internacionalização do Setor Português da Água”, abre-se uma janela de oportunidade para que empresas nacionais do setor da água potencializem as suas competências e iniciem processos de internacionalização, alargando os seus mercados de influência e diminuindo o risco de atividade.
No entanto, para que as empresas beneficiem das oportunidades existentes nos mercados, é necessário que os conheçam, tornando-se fundamental o acesso a informação relevante, detalhada, credível e atualizada. Nesse sentido, com vista a reduzir o gap de conhecimento das empresas portuguesas e habilitá-las com ferramentas essenciais à abordagem dos mercados, no âmbito do projeto “ÁguaGlobal – Internacionalização do Setor Português da Água”, foram elaborados oito estudos de mercados-alvo, compreendendo os mercados de Angola, Moçambique, Brasil, Argélia, Marrocos, Sérvia, Croácia e Polónia.
A presente publicação, intitulada “Cluster da Água Angola: Uma Estratégia Coletiva – Manual de Boas Práticas”, aborda a realidade económica, administrativa, legal e cultural do mercado angolano, para além, naturalmente, das especificidades do setor da água e almeja constituir-se uma ferramenta que servirá de instrumento facilitador às empresas do Setor Português da Água que procuram internacionalizar-se em Angola.
A AEP – Associação Empresarial de Portugal está convicta que com esta iniciativa deu um precioso e incontornável contributo para o aumento dos casos de sucesso de internacionalização de empresas do Setor Português da Água no mercado angolano.»
http://www.ppa.pt/wp-content/uploads/2014/03/Cluster-da-Agua-Angola.pdf
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